postheadericon Risoto de Camarão e Lula

Risoto de Camarão e Lula

Finalmente criei coragem pra fazer um Risoto sozinha em casa e deu super certo!!! Ficou uma delícia!!.. Pra quem não entendeu o motivo da falta de coragem anterior, digamos que há mais de 10 anos atrás, quando eu já gostava de me arriscar na cozinha, mas não tinha noção de nada, tentei fazer um Risoto, que foi um verdadeiro desastre, mas vamos combinar que eu não fiz nada certo, na época utilizei arroz normal, não tinha noção da quantidade de manteiga que deveria colocar, e o resultado não foi nada agradável.

Hoje digamos que já tenho um pouquinho de experiência na cozinha, e resolvi me arriscar novamente!

O Risoto que eu escolhi fazer foi de Camarão com Lula. Na verdade era pra ser só de camarões, mas como eu tinha lulas em casa, resolvi colocar também, afinal, colocando frutos do mar a mais que o previsto, o máximo que pode acontecer é ficar mais gostoso ainda!

Pra você que também tem medo de dar errado igual eu tinha, não se preocupe, siga exatamente o passo-a-passo e verá que não é nenhum bicho de sete cabeças, pra ser sincera eu achei muitíssimo fácil fazer o Risoto. Então mãos a obra!

Ingredientes:

  • 300g de Arroz arbóreo
  • 3 colheres (sopa) Manteiga
  • 1 xícara de vinho branco seco
  • ½ kg de Camarões (eu usei o 7 barbas que eu tinha em casa, mas você pode fazer com o cinza que é um pouco maior ou até mesmo com o Rosa VM ou VG.)
  • 300gr de Aneis de Lula (Caso queira fazer sem as lulas, também pode)
  • Folhas de manjericão a gosto
  • Azeite para dourar os camarões e a lula e também a cebola
  • 1 L de  Caldo de legumes (vide receita aqui)
  • 1 Cebola média cortada em Brunoise
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino  a gosto

Modo de Fazer:

  1. Em uma panela anti-aderente comece refogando a cebola picada em um pouquinho de azeite e manteiga até que ela murche um pouco.
  2. Acrescente o arroz (sem lavar) e refogue rapidamente antes de colocar o vinho.
  3. Logo em seguida, acrescente o vinho branco. (quando adicionar o vinho, o fogo deverá estar médio, assim que levantar fervura abaixe totalmente e vá mexendo até que o vinho quase evapore por completo, mantenha o fogo de baixo a médio até o final do cozimento do risoto. Atenção: Não deixe que o vinho evapore totalmente para não grudar o arroz na panela, quando estiver já começando a ficar cremoso e quase secando é hora de começar a adicionar o caldo)
  4. Aos poucos, vá adicionando, com o auxílio de uma concha, o caldo de legumes. (Eu fui adicionando uma concha de caldo de cada vez, quando estava quase secando, eu adicionava outra e assim sucessivamente até utilizar todo o clado. Eu gosto de mexer o arroz o tempo todo, pois o movimento de um grão “batendo” no outro faz com que o amido que envolve os grãos, se solte mais facilmente e o risoto se torne bem cremoso.)
  5. Enquanto vai colocando o caldo aos poucos e mexendo, o arroz vai cozinhando. Permaneça no processo de adicionar o caldo, mexer e esperar secar até o arroz ficar “al dente”. (Para que se tenha uma ideia de tempo de cozimento do risoto, o arroz demora em média de 20 a 25 minutos até que chegue ao ponto correto, esse tempo é desde o momento em que se coloca o vinho branco até o momento em que se coloca a última concha de caldo de legumes e esta já está quase secando.)
  6. Em outra panela, bem quente e com um fio generoso de azeite, salteie os camarões cortados ao meio longitudinalmente e as lulas cortadas em anéis. Deixe também alguns inteiros, para compôr o prato. Adicione umas folhas de manjericão e salsinha aos camarões e as lulas enquanto estiver dourando-os para que aromatize o prato. Quando o camarão mudar de cor tempere com sal e pimenta.
    (Atenção: Adicione as lulas na frigideira para dourar apenas quando os camarões estiverem quase no ponto, pouco antes de temperar com sal e pimenta, pois a lula cozinha mais rápido. Se você colocar tudo junto, a lula corre o risco de ficar “borrachuda” até o camarão chegar no ponto. É importante dizer também, que tanto os camarões como as lulas, costumam soltar água quando você vai salteá-los, caso isso aconteça, escorra a água antes de adicioná-los ao risoto.)
  7. Junte, então, o refogado de camarão e lula ao risoto e misture bastante.
  8. Corrija o sal do risoto (cuidado, pois o camarão e a lula já estão temperados).
  9. Desligue o fogo do arroz, coloque as 3 colheres de manteiga e mexa bem.

Viu como não tem segredo nenhum?! Se ainda assim você tiver dúvidas na receita, pode deixar seu comentário aqui ou mandar um e-mail para contato@natvegi.com.br 

Deixe um comentário

Indicação Garantida!


Curso Fundamentos do Chocolate
Arquivos
Siga-nos no Face
Facebook
Medidas Culinárias
Conversão
Contribuições
Publicidade
Temaki Sushi Online

Levate Centro

Curso Fundamentos do Chocolate
Publicidade
Publicidade