postheadericon Como cozinhar legumes, batata e milho no Microondas

legumes-verduras-tomate-cogumelo-cenoura-batata-pepino-alface-1344883140356_956x500

Para quem não sabe, o microondas preserva muito mais a cor e textura da maioria dos legumes.
Isso porque ao cozinhar legumes no microondas você precisará adicionar pouquíssima água, ou algumas vezes, nem precisa adicionar água. Com isso os alimentos perdem menos nutrientes no ato da cocção. Além disso, os sabores dos alimentos são preservados e consequentemente você precisará usar menos sal para realçá-los.

Ao preparar qualquer legume no microondas lembre-se de higienizá-los muito bem e corretamente com água clorada por 30 minutos. Em seguida siga as instruções abaixo:

  • Todos os legumes devem ser cortados. (corte em tamanhos parecidos, assim eles cozinham por igual)
  • Legumes e verduras mais jovens cozinham mais rapidamente, portanto precisam de menos água e tempo de cozimento.
  • Todos os legumes devem ser cozidos em recipientes próprios pra microondas e com tampa. Se o recipiente que você for utilizar não tiver tampa, cubra-o com filme plástico próprio para microondas, faça dois a três pequenos furos no filme plástico para o vapor sair.
  • Na metade do cozimento é recomendável você checar os alimentos, troque-os de posição, assim você garante um cozimento por igual em todos eles.
  • Quando for cozinhar alimentos inteiros como batata e abóbora, fure com um garfo a casca, assim você permite que o vapor do alimento saia e evita que o alimento exploda dentro do microondas.
  • Ao retirar os legumes do microondas espere 3 minutos antes de temperá-los, desta forma você garante o término total do cozimento.
  • Não coloque sal antes de cozinhar, isso pode causar pontos escuros ou ressecados nos legumes.

Para cada quilo de alimento:

tabela

Quais recipientes podem ser levados ao microondas?

  • Vidro: O recipiente de vidro refratário pode ser utilizado tanto para cozinhar ou aquecer os alimentos.
  • Cerâmica: A cerâmica pode ser usada para cozinhar e aquecer, tome cuidado apenas para não levar a tampa de plástico que acompanha alguns potes de cerâmica ao microondas, salvos os casos onde a tampa venha com a indicação “próprio para microondas”.
  • Papel: Papel toalha, guardanapo e papel vegetal podem ser levados ao microondas, tanto para forrar o prato, como para cobrir o alimento, evitando assim que suje o microondas.
  • Porcelana e louça: Podem ser levados ao microondas desde que NÃO POSSUAM acabamentos como: frisos metálicos ou depressões.

Gostou das dicas?! Tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário e compartilhe!

Deixe um comentário

Arquivos
Siga-nos no Face
Facebook
Medidas Culinárias
Conversão
Contribuições
Publicidade
Temaki Sushi Online

Levate Centro

Anuncie
Publicidade
Publicidade