postheadericon Massa Italiana Caseira de Macarrão

macarrao01

No último domingo recebi amigos queridos aqui em casa, e para um encontro tão agradável resolvi fazer, com a ajuda deles (aqui em casa até as visitas gostam de ir pra cozinha literalmente colocar a mão na massa), uma massa caseira com um molho pomodoro caprichado. Lógico que reservei a receita para postar aqui pra todo mundo, afinal fazer macarrão em casa não é bicho de sete cabeças como todo mundo pensa. Vamos primeiro aprender a fazer a massa. A receita do molho Pomodoro, postarei em breve.

Exitem várias receitas de massa fresca, mas a que eu escolhi fazer leva apenas ovos de pata e farinha de trigo. É mais interessante utilizar farinha de semolina ou sêmola no lugar da farinha de trigo, mas no meu caso, como não consegui comprar ainda esta farinha em Muriaé, utilizei a farinha de trigo mesmo. Sobre os ovos de pata, eu resolvi utilizá-los para que a massa ficasse bem sedosa, caso seja complicado para você encontrar ovos de pata, pode utilizar ovos de galinha mesmo, sem o menor problema. Vamos então aos ingredientes.

Ingredientes:

  • Farinha de trigo ou farinha de semolina
  • Ovos
  • Uma pitadinha de sal
  • Umas gotinhas de azeite de oliva. Só pra emulsificar a massa.

Observações importantes sobre os ingredientes, quantidades e equipamentos:

- A receita leva 1 ovo para cada 100gr de farinha. Essa quantidade pode mudar um pouco dependendo do tamanho dos ovos e a umidade do ambientes. Se o ambiente estiver mais úmido, usa-se mais farinha.

- Uso o ovo para calcular a quantidade de massa para fazer. Calculo 1 ovo para cada pessoa, portanto, massa para 5 pessoas: 5 ovos e 500gr de farinha.

- Para fazer a massa eu utilizo a minha batedeira KitchenAid e seu acessório chamado Pasta Roller, comprado a parte. Com a batedeira e o acessório de massa, você consegue fazer todos os passos sem muito esforço. Tanto para misturar, como para sovar, passar no cilindro e cortar o macarrão. Lógico que para você fazer a massa em casa não precisa ter essa batedeira.

Você pode amassar a massa na mão e utilizar um cilindro manual ou elétrico para abri-la, porque abrir na mão com o matterello (o rolo italiano), confesso que é quase uma missão impossível.

Modo de Fazer (sem a batedeira):

  1. Em uma bacia, adicione toda a farinha peneirada, faça um buraco ao meio (igual quando vamos fazer bolo) e adicione os ovos (A dica é que você bata um pouco os ovos antes e não adicione-os inteiros, assim fica mais fácil para dar liga à massa) o sal e o azeite.
  2. Misture com um garfo incorporando a farinha aos ovos aos poucos. Continue até formar uma bola. Para isso será necessário colocar mesmo a mão na massa para amassá-la, pois só assim ela ganhará liga para formar uma bola de massa.
  3. Sove a bola até que a textura fique sedosa (se utilizar a farinha de semolina, poderá achar um pouco difícil, se você tiver uma batedeira com gancho, pode utilizá-la para sovar a massa). Para ficar mais fácil, divida a bola e sove um pouco de cada vez. Deixe as outras bolas de massa cobertas com um pano úmido para não ressecar a massa enquanto você vai sovando as demais bolas.
  4. Depois de sovar por alguns minutos, divida a massa em um numero de bolas igual ao número de ovos usados. Por exemplo: 5 ovos, 5 bolas.
  5. Pegue 1 bola (deixando as outras debaixo do pano) e achate com as mãos. Se você não conseguir achatar suficientemente para passar no cilindro, significa que precisa sovar mais.
  6. Cada marca de cilindro é diferente, mas geralmente existe um controle de espessura. No meu cilindro da batedeira, o mais grosso é o 1. Passe a bola achatada no cilindro 1 vez e dobre a massa ao meio e passe de novo. Cada vez que se passa a massa no cilindro, ela perde um pouco a textura granulada e vai ficando cada vez mais sedosa. Continue mais 2 ou 3 vezes dobrando e passando até a massa começar a brilhar.
  7. Ajuste a espessura do cilindro para um pouco mais fino ( no meu seria o 2). Passe a massa sem dobrar nesta nova espessura. Reajuste a espessura e novamente passe a massa sem dobrar.
  8. Continue fazendo isso até formar uma folha de massa bem fina e comprida de acordo com a espessura que deseja para depois fazer o corte do macarrão.
  9. Ao chegar na espessura desejada, utilize o cilindro para o corte que desejar. Caso não possua este cilindro, pode cortar manualmente com uma faca.
  10. Enquanto vai cortando, pendure a massa para que ela seque certinha até o momento de cozinhar, evitando que fique torta. Se preferir enrole em formato de ninho. Eu como não tenho um varal próprio de massa, improvisei um no armário da cozinha.
Massa secando no varal improvisado

Massa secando no varal improvisado

 

Outra opção seria enrolar em ninhos

Outra opção seria enrolar em ninhos

Cozinhando a Massa:

Cozinhe o macarrão em uma panela grande de água com sal fervendo. A massa deve levar menos de 2 minutos para cozinhar. Quando a massa subir até a superfície, já estará cozida. Escorra e sirva com molho.

 

2 Respostas para “Massa Italiana Caseira de Macarrão”

  • Thatiana:

    Amei as informações! Vc sova a massa na batedeira? Com o gancho para pão?
    Beijos

    • Nathalia Vegi:

      Oi Thatiana, como vai? Que bom que gostou das informações.
      Eu particularmente sovo a massa na mão mesmo (O maridão ajuda, porque tem que ter muita força mesmo!) e quando passo pelo cilindro, ela vai ficando mais lisinha, leve e maleável (muda até a cor). Apesar de usar uma batedeira KitchenAid de qualidade indiscutível, e a própria batedeira ter o gancho e indicação para sovar a massa, eu fico com medo de usá-la para isso, pois acho que força muito as engrenagens. A massa fica bastante pesada e dura, por isso prefiro não forçar.
      Um abração pra vc! Qualquer outra dúvida, estou a disposição. Obrigada por sua visita e comentário!

Deixe um comentário

Indicação Garantida!


Curso Fundamentos do Chocolate
Arquivos
Siga-nos no Face
Facebook
Medidas Culinárias
Conversão
Contribuições
Publicidade
Temaki Sushi Online

Levate Centro

Curso Fundamentos do Chocolate
Publicidade
Publicidade