postheadericon Tomatinhos Confit

tomate

E ai pessoal? Aqui estou novamente trazendo receitinha gostosa, simples e prática.. hoje vamos falar de tomatinhos confit, que nada mais são que tomatinhos assados em conserva com um sabor adocicado delicioso. Você pode comê-los na salada, ou em torradinhas, com massas e até mesmo com risotos ou pizzas. A versatilidade dessa receita realmente é incrível!

Bom, mas antes de começar eu queria explicar um pouquinho mais sobre a técnica de confitar, porque sei que muitas pessoas escutam o nome dessa técnica mas nem todas sabem exatamente do que se trata. Pois bem…

O confit é uma técnica de cocção em gordura, na qual se utiliza baixas temperaturas (no máximo 100°) e tempo prolongado, isso para não quebrar a cadeia de fibras do ingrediente que está sendo confitado.

É um processo culinário antigo, inicialmente usado como método de preservação de alimentos. Atualmente é largamente empregado por Chefs e cozinheiros em todo o mundo com o objetivo de realçar o sabor dos ingredientes e conseguir texturas mais macias em diversos tipos de carnes.

Agora que a gente já sabe na teoria do que se trata a técnica de confitar, vamos aprender a fazer os Tomatinhos Confit na prática:

Ingredientes:

  • 500g de tomate (do tipo cereja ou uva)
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1/2 colher (sopa) de sal
  • 1/2 colher (sopa) de orégano seco
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • 4 dentes de alho laminados
  • Azeite de oliva o suficiente para cobrir os tomates
  • Alguns ramos de tomilho fresco e Alecrim (caso não goste de ervas, não precise usar nenhuma)

Modo de Fazer:

  1. Em um refratário ou assadeira coloque os tomatinhos, e depois os ingredientes na ordem que foram escritos (de cima p/ baixo).
  2. Leve ao forno na temperatura mais baixa que ele conseguir atingir, que geralmente é 150ºC a 160ºC por 1 hora. Se seu forno começar a marcação a partir de 180ºC, não tem problema, basta colocar o refratário em banho maria e deixar mais tempo um pouco. (Como existem variações de temperaturas de forno pra forno no Brasil, é importante você ficar sempre de olho nas primeiras vezes que fizer essa receita até se acostumar com o seu forno. É imprescindível que o azeite não ferva, pois ele precisa cozinhar os tomates e não fritá-los)
  3. O ponto correto dos tomatinhos é quando racharem e tiverem aparência de um pouquinho murchos.
  4. Deixe esfriar e sirva com pão, torradas, saladas, sobre massas, com queijos ou até mesmo em pizzas! Inove com a sua imaginação!

Dica da Nat: O azeite ficará aromatizado e muito saboroso. Reutilize-o para temperar carnes ou saladas.

Deixe um comentário

Arquivos
Siga-nos no Face
Facebook
Medidas Culinárias
Conversão
Contribuições
Publicidade
Temaki Sushi Online

Levate Centro

Anuncie
Publicidade
Publicidade