postheadericon Qual a diferença entre Torta e Bolo?

Na confecção de tortas, costumamos chamar de bolo a massa preparada assada; com o bolo vamos estruturar a torta. Porém, algumas outras considerações podem ser feitas: a palavra bolo é de origem africana, portanto, é assim que os brasileiros chamavam a maioria dos bolos recheados. Com a crescente influência americana e europeia é que passamos a usar o termo torta, que é de origem espanhola.

Na hora de preparar podem surgir dúvidas quanto à massa, os recheios e o tempo de preparo de cada um. Pode parecer simples, mas essas dúvidas são mais recorrentes do que você imagina. Mas qual a diferença enfim?

O Bolo:

Bolo

A massa do bolo é mais aerada e macia

A massa do bolo é mais aerada, sendo preparada à base farinha de trigo, leite, ovos, açúcar e óleo (ou manteiga) e assada no forno. Pode também ser incrementada com uma infinidade de ingredientes, tais como fubá, frutas, chocolate, nozes e muito mais. Massa de bolo é mais pesada que a massa de torta e muito mais macia. E quanto às proporções, ela aparece muito mais que o recheio do bolo!

Recheios: use e abuse de várias opções

Os bolos podem ser recheados ou não. Mas para deixar o seu bolo ainda mais saboroso, as opções de recheio são muitas: frutas, nozes, castanhas, chocolates e outros. Por ser uma massa mais pesada, ela irá suportar qualquer tipo de recheio, não se preocupe! Você também pode fazer inúmeras coberturas com chantili, marshmallow, pasta americana, ganache, etc.

Tempo de forno

O bolo precisa ficar no forno por cerca de 40 minutos, em forno preaquecido a 180° C. Dependendo do tipo de forno, esse tempo pode variar.

A Torta:

Torta

A massa da torta é uma base úmida e mais elaborada

Diferente do bolo, a massa da torta é bem mais elaborada. As tortas têm a massa como base que podem se estender pelas laterais da sobremesa e até por cima, parecida com uma crosta, mais crocante ou cremosa de acordo com os ingredientes utilizados. Podem ser feitas com biscoitos doces com manteiga derretida, ou com uma mistura de farinha, sal, açúcar, manteiga derretida, gema e água. A massa da torta também pode ser feita com um bolo, e a partir daí se estrutura a torta.

Recheios: muito mais cremosos e em maior quantidade

As tortas são constituídas basicamente por: massa, recheio e cobertura. Normalmente as tortas são muito bem recheadas com misturas super cremosas e coberturas que geralmente são de chantili e/ou marshmallow. Os recheios preferencialmente, são feitos com ingredientes frescos como as frutas, que dão um sabor mais delicado à sobremesa.

Tempo de forno:

As tortas, geralmente precisam ficar no forno a 200° C, por cerca de 20 a 40 minutos. Dependendo de cada tipo de forno, o tempo pode variar.

2 Respostas para “Qual a diferença entre Torta e Bolo?”

Deixe um comentário

Arquivos
Siga-nos no Face
Facebook
Medidas Culinárias
Conversão
Contribuições
Publicidade
Temaki Sushi Online

Levate Centro

Anuncie
Publicidade
Publicidade