postheadericon Alho: ame ou odeie. Saiba como usar sem espantar

alho

Com o alho, parece não existir meio-termo: ou a pessoa adora ou não pode nem sentir o cheiro. No entanto, se deixar os preconceitos de lado, dá para descobrir um ingrediente muito mais versátil do que parece.

Além de dar o toque de gênio para o arroz e feijão de todo dia, virar recheio daquele pão saboroso no churrasco e salvar a vida dos esfomeados com geladeira vazia como molho simples de macarrão, o alho pode ser um ingrediente de sabor adocicado e, acredite, suave!

E se o pânico maior não é o sabor, mas o cheiro nas mãos, saiba que tem solução para isso – e você não precisa de nada complicado em casa. Veja abaixo essa e outras boas ideias para aquela cabeça de alho esperando você em casa.

Escolhendo

Cabeças de alho precisam estar firmes e sem brotos. Tamanho neste caso não é documento, mas dentes de alho maiores são mais fáceis de manipular e de descascar. Na hora de usar, descarte os dentes que estiverem murchos. Guarde em um lugar escuro e fresco – não é aconselhável acondicionar na geladeira. Também não deixe em saco plástico, já que isso facilita o surgimento de fungos.

Para descascar

Para se livrar da casca fina do alho sem dor de cabeça, você só precisa de uma faca larga: amasse o dente levemente com a lateral da lâmina e remova a casca. Se você tem vários dentes para descascar de uma vez, também pode coloca-los em água fervente por até 30 segundos: a casca irá sair rapidamente. Se for refogar, lembre de fazê-lo em fogo baixo – se o ingrediente queima, fica amargo!
E para se livrar do famoso cheiro nas mãos, esfregue uma colher de inox nas mãos molhadas – parece magia, mas funciona!

Além do tempero

Refogado de alho com cebola é tudo de bom, mas não é de longe a única maneira de preparar o ingrediente. Para um patê saboroso e sem o menor trabalho, asse uma cabeça de alho inteira (sem descascar, apenas cortando o topo para expor um pouco os dentes) no forno a 180ºC. Basta temperar com um pouco de azeite e sal e assar em papel alumínio até o alho ficar macio. Depois, amasse os dentes e sirva com pão ou ainda como acompanhamento para aves e peixes.

Para turbinar

Alho sempre dá um toque especial em molhos e sopas, mas também pode ser usado como ingrediente em purês de batata ou de cenoura (adicione dentes descascados e inteiros na hora de cozinhar) ou, na versão assada, acrescentado a vinagretes e maioneses.

Fonte: Uol

Deixe um comentário

Arquivos
Siga-nos no Face
Facebook
Medidas Culinárias
Conversão
Contribuições
Publicidade
Temaki Sushi Online

Levate Centro

Anuncie
Publicidade
Publicidade