postheadericon Pão Italiano Caseiro (Receita da Vó Maria)

Pão Italiano

Excelente receita de Pão italiano caseiro, quem fazia era a minha vó Maria. Fica super gostoso e fofinho. Gosto muito de fazer para depois utilizá-lo com bruschetas, mas você pode comê-lo até mesmo com manteiga, bem quentinho ou até assá-lo em formato redondo para utilizar para colocar caldos em seu interior agora com este tempo friozinho.

Ingredientes:

  • 75 g de fermento biológico fresco
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 ovos
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 400 ml de água morna
  • 900 g de farinha de trigo (dependendo do clima as vezes é preciso colocar um pouco mais até chegar no ponto)
  • 1 colher (sopa) de sal

Modo de Fazer:

  1. Comece misturando o açúcar ao fermento até que este se dissolva e forme uma pasta.
  2. Acrescente a água morna, os dois ovos e o sal.
  3. Comece a bater em velocidade lenta na batedeira utilizando o misturador (aquela pá da batedeira em formato de triangulo) e vá colocando a farinha aos poucos para que vá misturando e não voe farinha pra todo lado.
  4. Quando a massa começar a ficar pesada, troque o misturador pelo gancho na sua batedeira (caso não tenha batedeira em casa com gancho, pode fazer o pão na mão que também dá certo, era assim que a minha vó fazia)
  5. Continue colocando a farinha enquanto a batedeira bate a massa, até quando ela aguentar a bater (cuidado para não forçar demais sua batedeira).
  6. Quando a massa ficar pesada demais, até mesmo para o gancho bater, retire-a da batedeira e coloque-a numa superfície enfarinhada e lisa e vá colocando o restante da farinha e amassando e sovando bem. (caso você tenha colocado toda a farinha e a massa ainda continue grudando nas mãos, pode ir colocando mais um pouco até que a massa desgrude dos dedos. Essa variação na quantidade de farinha é normal na confecção de qualquer massa, pois depende muito do clima, se está úmido ou não, das condições da farinha, se está mais úmida ou não, etc.)
  7. Sove bastante a massa.
  8. Unte os tabuleiros onde irá assar os pães com óleo e farinha de trigo.
  9. Divida a massa em 4 partes iguais e faça rolinhos em formatos de pães. Rende 4 pães em um tamanho ótimo.

    Pães Divididos em 4 - Crescendo.

    Pães Divididos em 4 – Crescendo.

  10. Se você preferir fazer um pão italiano redondo, daqueles que você pode fazer um buraco no meio depois e colocar caldos, é melhor que divida a massa em apenas 2 partes iguais e faça 2 pães em formato redondo.
  11. Cubra o tabuleiro com os pães para abafá-los e deixe-os em um lugar fechado, como um forno fechado e desligado por exemplo, para que dobrem de tamanho. Uma técnica boa pra saber se já está na hora de assar é colocar uma bolinha de massa crua dento de um copo com água enquanto os pães estão abafados crescendo. Quando a bolinha subir na superfície da água, está na hora de levar ao forno.
  12. Asse até que os pães fiquem coradinhos (cerca de 30 a 40 minutos) em forno a 200ºC.

 

Deixe um comentário

Indicação Garantida!


Curso Fundamentos do Chocolate
Arquivos
Siga-nos no Face
Facebook
Medidas Culinárias
Conversão
Contribuições
Publicidade
Temaki Sushi Online

Levate Centro

Curso Fundamentos do Chocolate
Publicidade
Publicidade