postheadericon Iogurte Grego – Faça em casa!

iogurte-grego

Depois de citar aqui tantos benefícios do Iogurte Grego é hora de ensiná-los a fazer não é mesmo?!

Ingredientes:

  • 2 litros de leite (integral, desnatado o que preferir, pode ser de saquinho ou caixinha)
  • 1 pote (200ml) de iogurte natural integral (qualquer marca – só será necessário na primeira vez que fizer o iogurte, as demais vezes você usará o seu próprio iogurte como “fermento”)
  • Essência de baunilha a gosto (opcional)
  • Adoçante ou açúcar a gosto (opcional)

Modo de Fazer:

1 – Aquecer o leite: Leve o leite ao fogo até que ele quase ferva. Quando ameaçar a subir, desligue o fogo e espere que esfrie (Não completamente).

Se formar aquela pelezinha no leite depois de esquentá-lo, retire-a.

Importante: Não pule essa etapa. O leite precisa realmente esfriar um pouco para a próxima etapa.

2 – Deixe esfriar um pouco: Deixe o leite esfriar para algo em torno de 38 a 40 Celsius. Se você tiver um termômetro de cozinha, melhor.

Caso não tenha um termômetro culinário, pode usar a técnica do dedo!

Se conseguir deixar o dedo no leite por 10 segundos sem se queimar, ele está bom! Se você for apressado, uma boa dica é encher a pia ou uma tigela grande com gelo e colocar o recipiente de leite dentro, só cuidado para não esfriar demais, se não, não dá certo.

3 – Adicionando o Iogurte Natural (que chamamos de Isca): Depois de se certificar que o leite está na temperatura ideal, que citei acima, é hora de colocá-lo em um recipiente com tampa, adicionar o iogurte natural e misturar bastante.

Tenha certeza que na composição do iogurte natural escolhido contenha Fermento Lácteo. Nas próximas vezes, você não precisará mais doiogurte natural, pois poderá guardar um pouco deste lote (antes de escorrer) para utilizar no próximo lote no lugar do iogurte natural.

A dica para quem não quer fazer muitos lotes de iogurte, é guardar a isca no congelador, depois de descongelar ela funciona também.

4 – Incubadora: Tampe o recipiente e envolva com um cobertor fino ou toalha grossa e coloque em um forno convencional que foi aquecido a 180 graus por apenas um minuto e, em seguida, desligue.

Vamos deixar dentro do forno (desligado) incubando o leite por 12 horas.

Após o período de 12 horas nós teremos o iogurte natural normal. Se quiser, pode comê-lo. Mas se quiser a versão grega do Iogurte siga os próximos passos, lembrando que antes de drenar o iogurte, guarde um pouco para utilizar como isca, da próxima vez que for fazer.

5 – Drenando o Iogurte: Utilize aqui um escorredor de macarrão, uma Tigela e um Pano de louças daqueles usados para fazer queijo ou até mesmo uma fralda de tecido limpa. Coloque o pano dentro do escorredor de macarrão, e na sequência o escorredor de macarrão dentro da tigela.

Derrame com muito cuidado o iogurte neste “Coador”. Leve na Geladeira por 3 a 4 horas, se ficar mais não tem problema. Quanto mais tempo drenar, mais consistência terá o iogurte grego.

6 – O Iogurte Grego: Após a drenagem, quando o volume do seu iogurte diminuir pela metade, basta retirá-lo do filtro e bater manualmente ou com um batedor para deixar o iogurte na consistência desejada. Depois de retirar o iogurte do filtro, uma boa opção é usar uma gotinha de essência de baunilha e adoçá-lo com adoçante ou açúcar para consumir.

Caso ache que tenha ficado consistente demais, adicione um pouquinho só de leite desnatado e misture até conquistar uma consistência melhor.

Deixe um comentário

Arquivos
Siga-nos no Face
Facebook
Medidas Culinárias
Conversão
Contribuições
Publicidade
Temaki Sushi Online

Levate Centro

Anuncie
Publicidade
Publicidade