postheadericon Creme de Aspargos Frescos

Creme de Aspargos Frescos Simplesmente delicioso, leve, fino e fácil de fazer! Tudo isso resume esta receita. Pode ser servido com croûtons, fatias de torrada ou até mesmo puro. Vamos aos ingredientes?!

Ingredientes

  • 12 aspargos frescos
  • 1/2 cebola picada em cubos ou ralada
  • 2 1/2 colheres (chá) de alho picadinho (aproximadamente 2 dentes)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 4 xícaras (chá) de água
  •  1 lata de creme de leite com soro e tudo ou  300 g de creme de leite fresco.
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo dissolvidas em um pouco de água. (opcional, no caso de querer o creme mais encorpado)

Modo de Preparo

  1. Com uma faca, corte as partes mais duras e brancas dos talos dos aspargos e despreze. Corte as pontas de dois aspargos e reserve para branqueá-las e enfeitar a sopa. O restante dos talos fatie em rodelas médias.
  2. Numa tábua, descasque e pique o alho e a cebola. Não deixe que os cubinhos de alho se misturem com os de cebola, pois eles serão refogados separadamente, para que o alho não queime e amargue.
  3. Leve uma panela ao fogo médio para aquecer. Junte a manteiga e, quando derreter, coloque a cebola picada e refogue, mexendo com uma colher. Quando ficar transparente, adicione o alho picado e mexa bem por 1 minuto.
  4. Acrescente as rodelas de aspargos e refogue por 3 minutos tomando cuidado para não agarrar no fundo da panela.
  5. Junte a água, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por 8 minutos.
  6. Na própria panela, com cuidado para não se queimar, bata a sopa (com o mixer), até que fique lisa. Se preferir, deixe esfriar um pouco, transfira para o liquidificador, coloque um pano de prato dobrado sobre a tampa, segure firme e bata até que fique lisa.
  7. Junte o creme de leite à sopa, misture bem e deixe cozinhar por mais 1 minuto em fogo baixo, tomando cuidado para a sopa não subir e entornar (igual acontece quando fervemos leite). Verifique o sabor; se precisar, corrija com sal e pimenta-do-reino. Um fio de azeite também vai bem.
  8. Caso ache a sopa um pouco rala, adicione 2 colheres de sopa de farinha de trigo dissolvidas em um pouco de água, à sopa e mexa até que a sopa fique um pouco mais encorpada e não empelote.
  9. Transfira para um prato de sopa ou tigela e decore com as pontas de aspargos cozidas e branqueadas reservadas.

Para Branquear as pontas dos Aspargos:

  1. Coloque uma panela com água e sal ao fogo para que ferva.
  2. Após início da fervura, adicione as pontas dos aspargos e marque 2 minutos.
  3. Passados os 2 minutos, escorra as pontas dos aspargos em um escorredor e imediatamente jogue água gelada para que a cocção seja interrompido mantendo-os com uma cor verde intensa.
  4. Pronto, reserve e utilize para enfeitar o prato.

Rendimento: Serve 2 pessoas, muito bem servidas.

Deixe um comentário

Arquivos
Siga-nos no Face
Facebook
Medidas Culinárias
Conversão
Contribuições
Publicidade
Temaki Sushi Online

Levate Centro

Anuncie
Publicidade
Publicidade